sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Loja dos chapéus


Tudo começou na vila lisboeta da Graça. Entre muitos vive a D. Eduarda Maia, uma senhora de “se lhe tirar o chapéu”. É uma bela e respeitosa senhora de 68 anos a quem o destino lhe tinha pregado a partida de a deixar viúva.  O senhor Francisco Maia, da mesma idade, faleceu faz agora vinte anos quando acidentalmente foi morto num treino do exercito português onde exercia a sua profissão. A sua morte nunca foi escondida embora para a D. Eduarda permaneça ainda muita ambígua. Desde o referido acontecimento que são notáveis algumas mudanças na D. Eduarda. Esta que vivia para os outros, transformou-se numa pessoa mais fria e intriguista. O seu único filho, o Tomás Maia, de agora 40 anos e solteiro estudou engenheira agrícola o que o levou a mudar-se para a sua área de trabalho em Beja, telefonando muito esporadicamente à mãe. Já lá estudava aquando da morte do pai o que o levou a que nunca mais regressasse a casa. Fisicamente esta é uma senhora bastante elegante para a sua idade. Veste-se sempre a rigor, não dispensa o seu chapéu e ai daquele que não saiba ser um bom crítico de moda.

A D. Eduarda nunca estudou embora se mantivesse sempre dentro do negócio dos seus pais o qual acabou por herdar -  a casa dos chapéus. Como própria diz: “vai dando para pagar as contas. Hoje em dia já ninguém liga a casas tradicionais... antigamente sim, era parte indispensável tanto de um bom homem de negócios como de uma senhora respeitada.” Além da sua chapelaria a D. Eduarda não dispensa o seu café matinal na Tasca do Jardim na companhia das suas vizinhas a Maria Alice e a Xícara das Jóias. Aprecia uma bela conversa com a vizinhança e não dispensa a utilização do seu dote para a coscuvilhice, apesar de tudo ainda “dá para atrair a clientela!”. 



A qualquer pessoa que passe não se contém em dizer: "Oh menino/a não vai um chapeuzinho?!".







Tudo isto só foi possível através da observação desta pedra. Uma pedra triangular, tamanho pequeno, cor bege, textura áspera que se assemelha muito a um chapéu de senhora! 


Sem comentários:

Enviar um comentário