“Como é que a Pedra é?”
Forma: Oval, com uma pequena saliência rosada e outra creme, tem duas crateras entre as saliências.
Tamanho: Pequeno
Cor: Cor-de-rosa e creme. A cor não é uniforme.
Textura: Tem uma mancha cor-de-rosa escura no lado oposto às saliências. Possui também alguns pontos pretos distribuídos por toda a pedra.
Macia de um lado e áspera na parte das saliências
Som: Ligeiro e discreto
Movimento: Regular
Ponto de Equilibrio: Tem 2 pontos de equilíbrio – no lado da mancha e no lado da saliência.
“Parece-se com quê?”
Forma:Ovo de passarinho
Tamanho: Ovo pequeno
Cor. Ovo de cuco
Textura: Meiga
Som: Som dos ferrinhos
“ Se fosse uma Pessoa que Pessoa seria?”
-Seria uma bailarina.
-Uma bailarina vestida de cor-de-rosa. É silenciosa, discreta, leve, os seus movimentos são regulares e precisos.
-Uma menina de 12 anos, tímida e meiga. Tem duas virtudes e dois pontos fracos/defeitos (saliências e crateras). Gosta de tocar ferrinhos na escola e é muito sociável.
- Uma pessoa observadora e curiosa (mancha poderia representar um olho)
E foi a partir da descrição da pedra que a construção da personagem se tornou mais fácil. Uma descrição pormenorizada foi muito importante para a definição dos traços da personagem.
Das hipóteses, considerei a da menina de 12 anos a mais adequada, tendo em conta as características da pedra. Esta menina, gostava de vestir roupa cor-de-rosa, era bailarina, tinha muitos amigos e gostava de tocar ferrinhos na escola. Além disso era uma pessoa meiga com dois defeitos/pontos fracos (crateras) e com duas virtudes (saliências). Inicialmente não consegui definir quais seriam estas virtudes e estes defeitos nem o significado da mancha e então aguardei pelo decorrer dos exercícios.
Assim, após o exercício de observação no IPO, decidi que a mancha que a pedra possuía no lado oposto às saliências seria um sorriso (por causa do sorriso e simpatia das voluntárias) e não um olho.
Posteriormente realizámos o exercício “ O animal que a minha personagem é”. Neste exercício escolhi como animal um suricata, porque são animais observadores, sociáveis, brincalhões e estão sempre alerta. Apesar disto são animais indefesos que necessitam da protecção do grupo e por isso vivem em colónias d cerca de 40 indivíduos. Estabelecem, portanto, inúmeras relações durante a sua vida. Além disso são pequenos e leves como a minha pedra. Gostam de comer escorpiões e embora sejam imunes ao seu veneno, extraem sempre o ferrão. Este ensinamento é transmitido aos mais novos. A minha personagem também é uma pessoa culta, apesar de nova que mais tarde transmitirá os seus ensinamentos aos seus filhos e netos. Estas características foram as mais significativas e as que mais me ajudaram na construção da personagem.
No exercício da personagem na vida quotidiana, explorei o espaço ideal e de conforto da minha personagem. Assim este espaço era o seu quarto, no qual tinha uma janela que lhe permitisse olhar para o exterior e estar em contacto com a Natureza, pois este contacto fá-la-ia ficar mais segura, apesar de ser indefesa e insegura.
No decorrer dos restantes exercícios como o da cidade das personagens e o desenho da sua silhueta defini mais elementos importantes para a sua caracterização.
A minha personagem chama-se Sonhar, pois é a sonhar que ela passa o dia. Por pressão da sociedade, porque ninguém a levava a sério, teve que crescer e então reformulei a sua idade e atribui-lhe 26 anos. Tinha 1, 64m, 52 kg. Olhos azuis, pele clara e cabelo preto. A cor preferida da sua roupa é o cor-de-rosa. Movimenta-se calmamente, sem pressa, pois não gosta de rotina nem do stress. A sua canção preferida é Mr. Bojangles e canta-a quando vai para os seus treinos de bailado.
Algumas características da sua personalidade: é fiel, meiga e carinhosa, gosta de manter o relacionamento com os outros e é muito simpática e sorridente. As suas duas virtudes são a sinceridade e a sociabilidade, os seus defeitos são: a teimosia e a insegurança.
É natural de Sintra e vive num casarão, a caminho do Palácio da Pena. A sua casa tem floresta lá dentro razão pela qual ela gosta tanto deste espaço que a deixa segura, apesar da sua insegurança. Vive com os pais e é filha única.
É professora de educação física e o restante tempo do dia passa-o a treinar para as suas competições. Utiliza como adereço as suas medalhas.
Recentemente está apaixonada. Sonha poder viajar pelo mundo, um dia mais tarde. É a sonhar
[Sonhar é uma personagem criada por Ângela Silvério]
Sem comentários:
Enviar um comentário