quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nariz De Porco, o Índio


Nariz de Porco, o índio é oriundo da América do Sul, mais propriamente do Brasil. Nasceu a 24 de Março de 1952 numa das poucas restantes aldeias indígenas brasileiras. Ao longo da sua vida foi ganhando respeito ao proteger a sua aldeia dos brasileiros empresários que querem destruir o seu povo para ficarem com as suas terras. Em luta constante contra o que Nariz De Porco chama “o mal do mundo, o cara pálida”, subiu na hierarquia de poder indígena e depois de pertencer ao “cacique” (grupo de chefia indígena), chegou, em 1996, a ser considerado o “benadióro” (chefe supremo) da sua tribo. A sua tribo é, comummente designada de tribo caiapó (homens-macaco) pelas outras tribos por causa dos seus rituais e danças em que por vezes usam máscaras de macacos. De qualquer forma a sua tribo auto-apelida-se mêbêngôkre (os homens do poço).

Para liderar esta tribo com convicção, Nariz De Porco teve de se tornar forte, intimidador e decidido. A sua vida apoia-se em três bases de sustentação muito importantes: A aldeia, que o chefe protege com toda a sua alma e ser, a sua família, o seu bem mais importante que mais respeita e, por último, o seu cargo de chefe, que lhe dá o poder para fazer a justiça e de se fazer respeitar não só pela sua aldeia, mas pelas aldeias vizinhas e pelo povo brasileiro. Esta é, sem dúvida, a sua maior responsabilidade.

Nariz de Porco é, assim, um índio alto, muito moreno (típico do seu povo) e fisicamente forte. É inteligente e a sua experiência fez dele uma pessoa astuta para perceber quando está a ser enganado e com capacidade de prever quando o povo “cara pálida” se irá insurgir contra si e contra os seus.

Este índio chefe é muito religioso. Numa das suas caminhadas espirituais foi-lhe mostrado onde se escondia segredo para a felicidade do seu povo: “no local onde o sol toca a terra”. Desde essa revelação que Nariz De Porco tenta desesperadamente encontrar esse lugar mas, infelizmente, nunca teve a sorte de o encontrar.

1 comentário: